quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Aspectos do VITRAL


Capela São Vicente (Campinas/SP) - artista Ton Geuer

Entre as formas conhecidas de arte, o VITRAL ocupa uma posição única e peculiar, por sua ligação íntima entre o vidro e luz.

O vitral é uma arte dinâmica. Transmite e difunde  vida, através da luz, se modificando de acordo com a hora do dia,  época do ano, o tempo lá fora.

O florescimento da arte na Idade Média tem sua causa na filosofia  de Platão e Neoplatônica  da Luz, quando surgiram janelas refulgentes para iluminar o espírito do homem, para que, através da luz, pudesse entender a LUZ DIVINA.

Quando surgiram as primeiras igrejas e  catedrais em grande estilo, resplandecia o magnífico colorido dos seus vitrais. O efeito deve ter sido estonteante. Assistir uma cerimônia religiosa não era simplesmente uma instrução espiritual e um consolo, mas se tornou uma interiorização num mundo muito fechado cheio de maravilhas. De um lado, o vitral era o que se poderia chamar o "Cinema Medieval",  do outro lado, transmitia uma idéia, uma mentalidade mística, que aproximava os homens a Deus.

Neste sentido se expressou o escritor francês René Bazin, quando disse: ...."Um vitral é uma atmosfera, um ambiente" , antes de ser uma imagem.

Nos séc. 17 e 18, os próprios vitralistas, acabaram com sua arte,  usando de tintas de alta temperatura, sacrificando a propriedade essencial do vidro: a vida e o vigor das cores translúcidas. Em meados do séc 20, houve um renascimento largo e profundo. 

Há muito não se trata mais de uma arte puramente religiosa , cada vez mais adentra em construções residenciais, comerciais e arquitetônicas.

Em comparação com outras artes, o vitral depende também de experiência artesanal. Não se deve esquecer  que o principal instrumento do vitralista consiste em sua mãos, capazes de modelar no vidro uma ideia, um projeto ou um sonho. Além disso, a criação e a ortodoxia não se dão bem, já que para criar é necessário transgredir normas, isto é, experimentar.

No entanto, a técnica, o conhecimento dos materiais e a aplicação das ferramentas adequadas são elementos necessários para a execução dos desenhos com maestria e qualidade.

Painel Expoflora 2009 - Vitrais Ton Geuer
                                                   
Fonte:
Glasfenster Der Welt - Orbis Verlag 
O Vitral - Pere Valperes

Nenhum comentário:

Postar um comentário